Escolha uma empresa idônea e invista com segurança em energia solar

Optar pela instalação de um sistema fotovoltaico para a geração de energia solar é uma decisão inteligente e consciente. Contudo, é imprescindível escolher cuidadosamente a empresa que ficará responsável pelo fornecimento das tecnologias e pelo planejamento do sistema, a fim de que a instalação seja executada com segurança, qualidade, eficiência e bom custo-benefício.

Escolher uma empresa idônea, experiente e com credibilidade no mercado é o primeiro passo para conquistar um sistema de energia solar que garanta economia na conta de energia, boa eficiência e desempenho de qualidade. Além disso, equipamentos de excelência podem fazer com que o sistema fotovoltaico tenha uma vida útil que pode chegar a até 30 anos.

Energia solar: excelente retorno sobre o investimento

O número de residências, indústrias e comércios que vêm apostando na energia solar cresce de forma promissora no Brasil. De acordo com a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, as usinas particulares de produção de energia a partir de fontes renováveis estão sendo utilizadas principalmente por casas, comércios, fazendas, órgãos públicos e indústrias.

Mas, apesar do avanço das fontes renováveis de energia, a matriz fotovoltaica do Brasil ainda representa apenas 0,02% do total da matriz elétrica do país. Para estimular o avanço do setor, é fundamental que o governo adote cada vez mais políticas de incentivos para a energia solar, com a isenção de impostos para o segmento e boas oportunidades de financiamento.

A instalação de um sistema fotovoltaico tem um retorno do investimento em até sete anos. Para tanto, é fundamental contar com o suporte de uma empresa de energia fotovoltaica que ofereça um atendimento de qualidade, suporte técnico, comunicação ágil e clara com o cliente, conhecimento do setor e das regulamentações e consultorias especializadas. Além disso, também é importante que a empresa fornecedora das tecnologias tenha uma política de garantia para os equipamentos e para a instalação.

Como contratar uma boa empresa de energia solar?

Para contratar uma boa empresa de energia fotovoltaica, o cliente deve avaliar alguns pontos básicos. Confira:

  1. Qualidade da instalação – Para ter certeza de que a empresa é séria e competente, converse com pessoas que já tenham contratado os serviços e verifique se a instalação é realizada com todos os requisitos técnicos necessários. Além disso, a empresa responsável deve se manter presente para manutenções e possíveis correções no sistema, caso elas sejam necessárias.
  2. Excelência dos painéis solares – Tenha certeza de que os painéis solares instalados são de marcas renomadas e com eficiência comprovada na produção de energia. O ideal é que os painéis passem por testes de células solares, potência, eletroluminescência, aterramento, entre outros.

Reputação e histórico – Antes de fechar o contrato com uma empresa de energia solar, pesquise sobre a reputação e a história da organização. Redes sociais, como o Facebook, e sites de avaliação, como o Reclame Aqui, podem dar um panorama geral da qualidade da atuação da empresa. Além disso, busque informações sobre a equipe técnica e de engenheiros da corporação, sobre a experiência da empresa no setor, sobre a metodologia de trabalho, planejamento, instalação e monitoramento do sistema fotovoltaico e sobre o atendimento pós-venda e o suporte oferecido ao cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *